Automação industrial: vantagens e benefícios de investir em tecnologia para linhas de produção

Dentro da automação industrial, pode-se dizer que uma das coisas mais requisitadas e buscadas são as vantagens  e benefícios de aplicação.

Os benefícios e vantagens da automação industrial nas linhas de produção podem ser considerados quase que enumeráveis, visto que utilizá-la pode trazer um aumento da produção, da qualidade, agilidade e segurança dentro das linhas de montagem.

Neste artigo trataremos sobre as vantagens de aplicar a automação industrial nas linhas de produção. Assim como, quais seus processos e que tipo de solução essa aplicação pode trazer para a sua empresa.

A automação industrial vantagens e suas variedades

Antes de iniciarmos falando das vantagens da aplicação industrial nas linhas de produção, podemos começar dizendo que, existem vários sistemas de automatização. E que variam conforme a necessidade de quem quer aplicá-los.

Muitas vezes, um sistema pneumático automatizado é mais preferível, do que um sistema hidráulico, mas o contrário também pode valer.

Portanto, o local de aplicação da automação, e dos componentes dela, depende da necessidade e do que mais se encaixa.

É importante projetar, planejar e observar como a linha de produção vai antes de construir e aplicar uma automação na indústria.

A automação industrial nada mais é que um sistema programado para receber informações. E ser controlado, a partir delas, e auxiliar um trabalho, que pode ser reproduzido várias vezes, por exemplo, o aperto de uma porca.

Sabendo disso, fica fácil delimitar e mostrar os benefícios mais gerais dentro de uma linha de produção, que contém qualquer tipo de automação industrial.

Sensores, processadores de informações e executores de tarefas, são os componentes para o funcionamento mínimo de toda e qualquer automação industrial.

Agora os benefícios de todos os tipos de automação já podem ser listados com maior certeza, vamos lá:

Redução de custos de produção

Algo que muitos já sabem, mas que vale a pena ressaltar aqui, é que todos os sistemas industriais conseguem reduzir custos de várias formas.

Dessa forma, o benefício corre desde a instalação, até os trabalhadores que realizam as atividades, que até agora seriam feitas por máquinas.

Na instalação, já se denota o benefício do retorno rápido, e da eficiência da produção que antes era feita por um humano.

Além disso, é possível reduzir o número de trabalhadores humanos, diminuindo mais um gasto na indústria. Isso, no entanto, apesar de parecer estranho, ajuda o trabalhador, conforme falaremos ao longo desse texto.

Outro ponto a ser destacado é que raramente uma máquina errará de forma que desencadeie uma série de problemas.

Geralmente, quando uma máquina erra, ela se desliga e impede que outros problemas ocorram.

O que não acontece quando um humano erra. Uma vez que, além deste estar em perigo quando erros acontecem, dificilmente raciocinará tão rápido quanto uma máquina. Por fim, a automação industrial ainda simplifica o trabalho, realizando-o com eficiência. E reduz os resíduos que estariam presentes em um trabalho menos exato quanto o da máquina.

Produtividade da máquina

Esse é um dos benefícios mais claros da automação industrial, senão o mais claro. Sendo que, a automação industrial permite que uma linha de produção repita uma ação quase que ilimitadamente, mantendo o mesmo padrão e eficiência.

Esse padrão faz com que a produtividade da máquina seja ampliada e sua eficiência mantida.

Diferentemente de um trabalhador, a máquina realiza os processos com perfeição. E até mesmo melhor que um trabalhador humano, já que alguns processos repetitivos feitos por um trabalhador, podem ir se deteriorando ao longo do dia de produção.

O computador tem instruções específicas a serem feitas, por isso a produtividade na indústria aumenta.

Melhora na qualidade de produção

As máquinas, por repetirem os processos mecânicos de forma precisa, melhoram a qualidade de produção das indústrias drasticamente. O erro humano é erradicado quando as máquinas trabalham nas linhas de produção.

Portanto, a automação industrial faz com que todos os processos da produção sejam calculados por sensores, impedindo qualquer erro por acaso ou semelhante ao erro humano.

O único ponto a ser destacado é que as máquinas especiais precisam de manutenção, e as manutenções preventivas são as mais recomendadas.

Dessa forma, é melhor fazer a manutenção periódica de uma máquina, enquanto ela está funcionando, do que esperar que ela pare de funcionar, para só então, acionar uma manutenção corretiva.

Ainda com essa possibilidade, as máquinas são mais eficientes na produção de peças de qualidade, quando comparamos elas com os humanos.

A segurança aumenta drasticamente

O erro humano é uma variável que põe muitos riscos, quando falamos de linhas de produção ou manuseio de certas ferramentas.

Além disso, quando acidentes ocorrem, as vidas são as coisas que mais priorizamos. O dano material, no entanto, quando comparado ao dano vital, não leva prioridade.

Existem várias formas de aumentar a segurança e diminuir o risco da vida de trabalhadores, sendo: trocar quem faz as funções mais perigosas feitas por humanos. Em outras palavras, colocando máquinas no lugar, é algo mais eficiente.

Investir em uma tecnologia na linha de produção, na era das fábricas inteligentes, elimina totalmente o risco de danos vitais acontecerem.

Fazer esse investimento traz benefícios para os dois lados: máquinas fazem o trabalho perigoso. Enquanto o ser humano executa funções não tão perigosas, quanto às das máquinas.

Se você quer saber mais sobre as Vantagens e Benefícios da Automação Industrial, e  as linhas de montagem, acompanhe nossos outros posts relacionados sobre o assunto. Entre em contato com a nossa equipe ou  deixe um comentário. Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas.

Por Marco Aurélio – Sócio-diretor da Elco Indústria

Share This