Quando sua empresa está em crescimento, é comum iniciar uma expansão para novos locais. Isso traz novos trabalhadores e funcionários para a empresa.

No entanto, sabe-se que os funcionários têm um custo de mão-de-obra, sendo que quanto maior sua quantidade, também é maior a quantidade salários a serem pagos.

Isso faz com que abrir um outro polo da indústria seja algo arriscado, pois, se novos funcionários forem contratados. E ainda assim, a arrecadação da nova indústria ser fraca, existe o risco de você sair no prejuízo. Pensando nisso, se faz necessário propor alguma solução a esse problema.

Supondo que você queira abrir um novo polo de indústria, dessa forma, tendo que contratar novos funcionários. Como esse problema seria resolvido? É simples: se a sua linha de produção é composta majoritariamente por funcionários, dessa forma, por que não aplicar a automação industrial em um pedaço dela?

Neste artigo comentaremos sobre como reduzir a mão-de-obra. Além dos benefícios e consequências dessa redução.

Mão-de-obra de produção: O problema em si

Quando você quer abrir uma nova empresa, ou até mesmo observar melhorias na hora de aumentar a produção, e consequentemente o lucro, você imediatamente pensa nos funcionários. Eles são eficientes, produzem com excelência apesar de alguns erros e recebem os salários todos os meses.

No entanto, muitos deles se arriscam na função da linha de produção e podem, até mesmo, correrem risco de vida, dependendo de suas funções.

Então, já temos dois problemas, uma vez que o funcionário pode correr risco vital e tem nele uma chance de errar sua função, ainda que, seja algo raro.

Dessa forma, juntando esses dois problemas, com a vontade de aumentar a produção, surge um pensamento que pode ser a solução: substituir a mão-de-obra humana, pela máquina automatizada.

Existem vários motivos para pensar isso.

O primeiro é que, a máquina não sofre risco de vida, ou seja, ninguém mais precisará arriscar sua vida para realizar uma função.

O segundo é que, a máquina evita erros que seriam cometidos por seres humanos. Além disso, é mais precisa na repetibilidade de funções.

As máquinas especiais facilitam por dois lados: poupam o trabalhador de funções arriscadas e evitam que os produtos não sejam feitos por erro.

Destacaremos detalhadamente os benefícios de se reduzir a mão-de-obra, por meio das linhas de produção automatizadas.

Benefícios das máquinas especiais para linha de produção

Antes de citar os benefícios, e as consequências da redução da mão-de-obra humana pelas máquinas automatizadas, vale ressaltar um ponto bem específico, e atacado por várias pessoas sobre essa atitude. Substituir a mão-de-obra por máquinas, não significa retirar o emprego desses funcionários. Dessa forma, não significa gerar ainda mais desemprego.

Observe que, quando as máquinas foram introduzidas nas indústrias, surgiram novas empresas de manutenção, programação e criação dessas máquinas.

Vale lembrar também que, ao longo do tempo, a utilização de máquinas em detrimento do uso de mão-de-obras, em algumas funções, não só criou maior segurança, como permitiu que, o trabalho braçal fosse “convertido” para trabalho intelectual. Portanto, os empregos não desaparecerão, eles serão apenas “repassados”.

Esclarecido isso, vamos aos benefícios trazidos por essa substituição.

Máquinas automatizadas: Liberdade para determinadas atitudes

O uso de máquinas ao invés de mão-de-obra facilita para todos, tanto para o empregador quanto para o empregado. Isso porque, o empregado, além de ser poupado de realizar uma função perigosa, ou braçal, tem seu tempo de trabalho diminuído.

Quem faz a maior parte do trabalho é a máquina e, portanto, faz em menor tempo e maior quantidade. O resultado disso? Maior tempo livre para o empregado.

Segurança para todos

Funções como a utilização de prensas hidráulicas, onde o homem colocaria uma peça, podem ser facilmente realizados por máquinas automatizadas.

Isso não só traz segurança para o trabalhador, que fica livre do risco de realizar uma função desse cunho, como também, elimina qualquer erro na hora de produzir o produto.

Novas oportunidades de emprego

Quando a substituição da mão-de-obra acontece, alguns funcionários podem se mostrar mais eficientes, em outras áreas que, por falta de oportunidade, não puderam realizar outra função.

Alguém que serve para fazer algumas soldagens pode participar do controle de qualidade de uma determinada solda. Ou seja, eliminou o potencial risco vital e por causa disso ainda conseguiu uma posição melhor na empresa.

Aumento da quantidade produção

As máquinas produzem muito mais em menor tempo do que os humanos, sendo, portanto, um fato que todos concordam.

Dessa forma, precisão e a rapidez das máquinas são características quase intrínsecas, dependendo da função que elas exercem na empresa. Por isso que elas são tão demandadas para substituírem as mãos-de-obra.

Aumento na qualidade de produção

Além do aumento da quantidade de produção, as linhas de produção automatizadas produzem com uma qualidade que beira a perfeição.

Poucas e raras peças são perdidas completamente quando as máquinas estão por trás de sua produção. Dessa forma, precisão das máquinas se dá por conta dos sensores. E de todos os componentes presentes nela, além da sua programação.

Esse conjunto de fatores faz com que a produção da máquina seja precisa e que seja preferível à mão-de-obra humana.

Por Marco Aurélio – Sócio-diretor da Elco Indústria

Se você quer investir na automação industrial da sua empresa. E, além disso, precisa de ajudar de quem entende do assunto, conte conosco. Fale com a nossa equipe e agende uma reunião estratégica. Nossos técnicos estão preparados para ajudar você a automatizar a sua linha de produção e garantir mais agilidade, precisão, controle e produtividade. ENTRE EM CONTATO

Share This