Muitos são os desafios no processo de implantação e adequação das organizações à NR12. E a mudança de cultura e a quebra de paradigmas, são os primeiros obstáculos.

Adequação e implantação da NR12

O processo de adequação também traz custos. E muitas organizações são resistentes a iniciar este processo de adequações.

Entretanto, as fiscalizações têm se tornado mais frequentes. Dessa forma, as autuações por falta de adequação, são ainda mais dispendiosas do que o processo de adequação.

Desafios da implantação da NR12

Uma vez definido pelo processo de adequação, existem outros desafios, não comportamentais, mas técnicos a serem considerados. Desafios como, o processo de identificação de riscos da máquina ou equipamento e a definição da categoria de segurança que ela se enquadra. Especificar corretamente o sistema de segurança para atendimento à categoria aplicada. E assegurar que o sistema se mantenha funcional durante todo o ciclo de vida da máquina ou equipamento.

Para a aquisição de novas máquinas e equipamentos, é importante que todos estes aspectos sejam previstos no projeto. Assim como, assegurar que um profissional qualificado tenha desenvolvido os sistemas de segurança.

Benefícios da NR12

Muitos benefícios podem ser obtidos através da implantação da NR12. Como, por exemplo, o aumento da disponibilidade de máquina ou equipamento, gerando consequente ganho de produtividade. Evitar custos relacionados à ocorrência de acidentes, aumento considerável de vida útil das máquinas e equipamentos. Além disso, do atendimento à norma e estar em conformidade com a legislação trabalhista.

Por Rafael Saturnino

Gostou do post? Deixe o seu comentário. E acompanhe também nossos posts sobre automação industrial

Share This