Automação Industrial vale à pena?

Na indústria de transformação, a automação industrial é o processo de integração de máquinas e equipamentos industriais para executar automaticamente tarefas como montagem, manuseio de materiais, embalagem, paletização, distribuição, corte, enfim, aplicações infinitas. O uso de automação utilizando tecnologias de processo, melhora a produtividade, qualidade, segurança e lucratividade. A automação industrial traz muitos benefícios quando integrada corretamente. Mas será que vale mesmo a pena, de um modo geral, investir nesse sistema?

Primeiro a se pensar – há demanda?

Se você possui colaboradores treinados, mas sua demanda está aumentando, você deve pensar qual opção é mais eficiente:

a) contratação de novos colaboradores (a desvantagem é que eles precisam ser treinados e você precisará expandir a equipe de gerenciamento também).

b) automatizar certos processos repetitivos para que seus recursos humanos possam assumir tarefas adicionais (o lado negativo é custo da implementação)

De um modo geral, se sua demanda está aumentando e você está convencido de que não há riscos no futuro próximo, faz sentido optar pela automação de fábrica com 100% de certeza! Sem isso, será difícil atender aos novos requisitos de demanda e manter a alta qualidade ao mesmo tempo. Está decisão será fundamental para se manter competitivo e se manter no mercado.

Economia de custo

A automação de fábrica exige um investimento único no início da implementação, mas o custo x benefício vale a pena ao médio e longo prazo. Alguns custos adicionais serão a contratação de serviços ou a terceirização para uma empresa de automação industrial e manutenção, mas esses custos aparecerão apenas pontualmente quando necessário, e quando o projeto é bem executado na aquisição das máquinas especiais e dispositivos, tendem a ser muito baixos é importante levar em consideração a contratação de uma empresa de automação industrial conceituada no mercado, para gerir o projeto e os custos de implantação.

Expandindo os negócios

Muitas vezes, você precisará expandir suas operações, oferecer novos produtos, melhorar a velocidade ou a equipe. A automação de fábrica é um ponto importante em seu plano de crescimento. Suba de nível a sua equipe, permita que eles cresçam e mostrem mais entusiasmo.

Concorrência

Quando sua competição começar a adquirir mais maquinário de automação e colocar alguns processos no piloto automático, você não terá outra escolha além de acompanhar as tendências. Assim, um gerente inteligente não apenas monitora seus próprios processos, mas também os dos concorrentes.

Eles dizem que a automação substitui o trabalho humano, mas eu diria que a automação desencadeia a melhoria das habilidades dos funcionários. Em vez de demitir sua equipe, você pode adicionar suas habilidades e dar-lhes novas responsabilidades. No momento da automação da fábrica, os funcionários não podem andar com habilidades básicas e tarefas repetitivas, eles serão obrigados a usar mais e mais criatividade e conhecimento.

Reduzir a fadiga e o esforço dos trabalhadores ou a operação intensiva de mão-de-obra

Normalmente, as pessoas não gostam de tarefas banais e repetitivas. No entanto, os sistemas de computador os executam sem reclamar. Tarefas que não têm variabilidade fornecem um local para sistemas automatizados brilharem, mas isso também vale para sistemas que utilizam sensores avançados e integração. Se a tarefa requer condições não adequadas ao conforto ou foco humano, considere automação.

Evitar que produtos ou materiais sejam danificados ou destruídos

As pessoas cometem erros quando se cansam. Isso incorpora o sentimento da “condição humana”. Erros usando ferramentas significam matérias-primas prejudiciais, componentes, montagens e produtos finais.

Impedir que produtos ruins sejam enviados

Softwares controlando robôs e máquinas não cometem erros de processo. Negligenciar colocar um parafuso requer um toque humano. Uma máquina que não faz isso produz um erro a ser endereçado. O processo requer fazer algo em uma ordem específica para melhorar o rendimento? Sistemas automatizados não violam o conjunto de instruções. Além disso, sistemas automatizados podem empregar recursos de inspeção. Ajuste o sistema e permita que os dados sejam enviados sem preferência ou viés.

Aumentar a eficiência

Melhorar processos de eficiência torna uma empresa mais competitiva, mas as pessoas sempre fazem a mesma coisa da mesma maneira toda vez que fazem isso? Não, a variação humana existe. Os sistemas automatizados permitem melhorias que se beneficiam da execução consistente. Planejamento e treinamento perfeitos não se defendem contra o toque humano.

Melhore as métricas

O envio de dados confiáveis diretamente para um banco de dados fornece um recurso contínuo. O processo melhora com as mudanças? Por que vejo mais falhas agora do que no passado? Aproveitar dados pode fornecer essas respostas, além de uma lista simples de estatísticas de aprovação / reprovação do passado. A correlação de dados de processo associados com registros de aprovação / reprovação fornece insight, em vez de adivinhar “o que está causando isso?”.

Por essas razões é possível concluir que, para as empesas, vale a pena investir em automação industrial.

Por Marco Falchi – Sócio-diretor da Elco indústria

Gostou do post? Deixe o seu comentário! E se tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre como iniciar um projeto  na sua empresa, entre em contato conosco.

Share This