Quando você pensa em automação industrial, vem logo à sua cabeça a imagem de linhas de produção mais rápidas, precisas e com um processo produtivo mais barato?

…Se você respondeu SIM, saiba que você está plenamente certo!

Em se tratando de linhas automatizadas de produção, temos necessariamente que falar de mecanismos que imprimem velocidade, simplificação das operações e menores custos. E, principalmente, soluções que permitem a recuperação dos investimentos de forma garantida, gerando mais lucros para as empresas.

Entre as soluções em automação que mais evoluíram nos últimos, podemos destacar o uso de sistemas de visão. E não é para menos!

 

A importância de implementar um sistema de visão na sua linha de montagem

Com aplicações cada vez mais abrangentes, os sistemas de visão são capazes de realizar inspeções precisas. E isso, tanto na presença e seleção de componentes coletando medidas, quanto na orientação de manipulações associadas aos robôs e sistemas lineares.

Com os inúmeros fabricantes que disponibilizam linhas completas para atender cada segmento da indústria, é possível encontrar sistemas que suprem plenamente as necessidades mais específicas e diversas.

 

Como definir o sistema de visão ideal para sua indústria

Como qualquer elemento de automação, existe uma grande diferença de custo, qualidade e facilidade de implementação. Por isso, para as empresas que necessita de sistemas de visão, é necessário primeiramente saber o seguinte:

  • O que precisa ser inspecionado
  • O grau de precisão dessa inspeção

Estes dois pontos são determinantes para escolher o melhor sistema de visão, ou até mesmo sistemas mais simples, em que se utilizam sensores de visão.

Os sensores de visão podem ser uma boa saída para quem precisa de soluções simples e com custo reduzido.

Está é a opção mais barata do mercado e não menos eficaz. Por isso é necessário fazer uma análise criteriosa na hora de escolher a melhor solução para a sua empresa.

 

Como implantar um sistema de visão na sua empresa

 

1 – Escolha o fornecedor certo para o seu projeto

A consulta aos fornecedores com expertise no assunto é fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que, a definição da solução passa pela escolha alguns fatores:

  • Lente
  • Capacidade e velocidade de processamento
  • Escolha da melhor iluminação

 

2 – Escolha a melhor opção para sua necessidade

Nem sempre a câmera mais cara é a melhor saída. Em um exemplo prático, muitas vezes uma câmera simples , monocromática, pode dar mais estabilidade que uma colorida que possui um custo muito superior. Isso se deve às características do produto a ser inspecionado, pois temos elementos que interferem diretamente no processo.

Alguns elementos que causam essa interferência são:

  • Geometria
  • Material
  • Cor
  • Textura

Tudo isto determina como a luz irá se comportar, e como impacta na qualidade de obtenção das imagens.

 

3 – Defina a marca que melhor se adeque ao seu perfil

Uma dúvida muito comum dos nossos clientes é sobre qual marca escolher e qual é a melhor.

Existem muitas marcas no mercado, como Omron, Sick, Infaimon, Keyence. Todas com vários modelos disponíveis, sendo que algumas com câmeras específicas para cada aplicação.

Além dessas, existem alguns sistemas de altíssima precisão de medição, utilizados em sistemas de metrologia. De um modo geral, todos os fabricantes possuem uma boa qualidade, porém alguns pontos devem ser observados, tais como, o custo e facilidade de integração.

 

4 – Observe o atendimento do suporte técnico

Muitos fabricantes disponibilizam software gratuito, enquanto outros exigem a aquisição do sistema de programação. Além do custo do software, também é importante observar a qualidade do suporte técnico.

O suporte técnico é o principal referencial na escolha do fabricante.

Não adianta ter um ótimo sistema e não saber programar, dessa forma, a escolha sempre deve ser por sistemas que ofereçam facilidade de programação. E que possuam softwares intuitivos, para que em momentos críticos, ofereçam um suporte técnico presente, tanto do fabricante quanto do integrador.

 

Conclusão

Como pudemos observar, a automação industrial permite que as linhas de produção se tornem mais rápidas e precisas, proporcionando mais produtividade com menores custos, gerando mais lucros para a indústria.

Nesse contexto, os sistemas de visão vieram para realizar inspeções precisas potencializando esses resultados.

Para implantar um sistema de visão na sua empresa é preciso observar, portanto, aspectos como, capacidade técnica do fornecedor, recursos, facilidade de uso do software e, principalmente, suporte técnico.

Dessa forma, para implantar um sistema de visão na sua fábrica, é importante ter ao lado uma empresa de automação com experiência em soluções. E que possibilite tanto o ganho de qualidade, quanto redução de custos.

Além disso, que proporcione soluções mais robustas e definitivas, para gerar mais lucros, e a tranquilidade de uma linha de montagem bem estruturada e estável.

Nós da Elco Indústria temos toda a expertise necessária para ajudar você a definir o melhor sistema de visão para sua empresa. Se tiver qualquer dúvida,  entre em contato com a nossa equipe.

Por Marco Aurélio,  sócio-diretor da Elco Indústria

Deixe seu comentário! Compartilhe e não deixe de acompanhar nossos outros posts relacionados.

Share This