Se você tem máquinas antigas automatizadas especializadas em algumas funções, é possível que elas ainda não estejam efetivadas para se identificarem com o conceito de indústria 4.0.

Suas máquinas antigas, todavia, não precisam necessariamente serem descartadas porque não se encaixam nas características de máquinas da indústria 4.0.

Existem vários fatores que fazem com que uma indústria se torne mais tecnológica. E neste artigo, abordaremos as principais alterações a se fazer com a sua indústria, para que ela se torne uma indústria 4.0. Antes disso, se faz necessário esclarecer o que é a indústria 4.0 e quais suas principais características.

O que é a indústria 4.0?

A expressão “indústria 4.0” surgiu de uma forma espontânea, em uma feira tecnológica, a Feira de Hannover do ano de 2011, que é uma feira voltada para a automação e tecnologias em geral. Contudo, o uso do termo nesse ano foi apenas em um projeto inicial.

O termo fixado e delimitado como é hoje, foi aplicado somente em projeto final em 2013, na mesma feira. Conectando máquinas e integrando sistemas, as indústrias terão uma forma de controle mais eficiente. Além disso, mais autônoma do que anteriormente: essa é a ideia que sintetiza a indústria 4.0.

O termo indústria 4.0 abrange um conjunto de inovações tecnológicas, que são aplicadas nas máquinas automatizadas. O controle e manipulação de informações, além da automação das máquinas, é apenas alguns dos processos que formam a indústria 4.0.

Quando aplicada, a indústria 4.0 torna os processos de produção otimizados, possibilitando customizações, autonomia. E a redução dos custos dessa produção.

As indústrias que já estão com a indústria 4.0 aplicada, são chamadas de indústrias inteligentes, e se diferem bastante entre si. No entanto, sempre com as mesmas características de inovações tecnológicas.

Alguns princípios formam o núcleo e guiam a indústria 4.0.  Eles são:

  • capacidade de operar em tempo real
  • Simulações virtuais de indústrias
  • Produção adequada à demanda
  • Descentralização
  • Uso de softwares que dão autonomia às máquinas da indústria.

Explicaremos cada uma delas para que você compreenda como qualquer indústria pode adequar suas máquinas antigas para a indústria 4.0.

Capacidade de operar em tempo real

As máquinas da indústria 4.0. são todas capazes de operar em tempo real, de forma que, os dados e as informações obtidas pelos seus sensores influenciem diretamente as ações da máquina. Principalmente, em relação à segurança e à produção dessa máquina. Esse recebimento constante de dados e de informações, permite que a máquina responda a estímulos do ambiente de várias formas. Independentemente de quais circunstâncias ela esteja inserida.

Simulações virtuais de indústrias

As simulações de máquinas especiais, e até mesmo de indústrias inteiras, estão presentes nas principais indústrias inteligentes existentes hoje.  As simulações de indústrias e linhas de produção, permitem um monitoramento e previsão de algumas variáveis, que antes seriam passadas despercebidas. O que melhora a compreensão de alguns problemas na produção ou em algum processo da produção.

Produção adequada à demanda

Toda indústria inteligente tem um controle de produção extremamente preciso. A produção se adapta corretamente à demanda, descartando o uso necessário de um estoque de produtos, por exemplo. Dessa forma, quando algo não se torna mais necessário na indústria, isso geralmente faz com que menos custos sejam empregados durante a produção. Além disso, a produção se torna mais flexível, já que agora é possível produzir várias quantidades diferentes de forma automática.

Descentralização de controle

O controle e a tomada de decisões não fica mais por parte do funcionário. Boa parte dessas decisões será tomada, na indústria 4.0, por máquinas e sistemas que integram o físico com o virtual. As máquinas recebem comandos e muitas vezes podem tomar as decisões por si só, por serem inteligentes. Essa descentralização fornece um controle maior, por mais incrível que pareça, das máquinas e da produção, como um todo, pois ela é regulada de forma exata.

Uso de softwares para a autonomia das máquinas

Os softwares programados na automação 4.0 fazem com que as máquinas fiquem autônomas. Em outras palavras, que trabalhem por si só, através da obtenção de certos dados e respostas para os estímulos externos. Essas informações são armazenadas, manipuladas e servem de critério para que a máquina tome, na maior parte das vezes, decisões sozinha.

Como adequar máquinas antigas para máquinas da indústria 4.0?

É possível perceber que, a indústria 4.0 só reforça alguns pontos já presentes na automação industrial tradicional, como a produção adequada à demanda. Dessa forma, não é necessário trocar todas as máquinas tradicionais para máquinas específicas da indústria 4.0. Na verdade, se fazem apenas alterações necessárias nessas máquinas para que sigam boa parte dos conceitos que definem que uma indústria é inteligente.

Muitas máquinas tradicionais não lidam muito bem com softwares que as autonomizem. Elas são muito mais manuais do que as máquinas da indústria 4.0. Além disso, poucas indústrias têm simulações virtuais para monitoramento constante ou controle de variáveis. Ademais, um controle descentralizado está pouco relacionado às máquinas tradicionais, pois, elas precisam de algum funcionário que esteja fiscalizando e observando seu funcionamento.

É assim, portanto, que uma empresa tradicional pode perfeitamente adequar suas máquinas antigas para máquinas da indústria 4.0: reformando e alterando alguns pontos cruciais para que se torne uma indústria inteligente.

Você possui máquinas na sua linha de produção que precisam ser adaptadas aos critérios da indústria 4.0? Precisa investir em automação industrial mas não sabe por onde começar? Saiba que Elco Indústria é especialista no desenvolvimento de projetos de automação industrial e tem tudo que a sua indústria precisa para ter máquinas especiais, robôs automatizados e todos os equipamentos especiais necessários para gerar mais produtividade, agilidade e redução de custos para a sua indústria. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião estratégica.

Por Marco Falchi – Diretor da Elco Indústria

Share This