Quando você tem uma linha de produção que vai bem, não é comum pensar em investir na automação da linha de produção. Apesar do pensamento parecer lógico, ele vai contra o desenvolvimento geral da indústria.

Se acomodar e não buscar um investimento novo, como investir em automação, pode ser um erro. No entanto, é necessário planejamento antes de investir em uma linha de produção automatizada.

Neste artigo comentaremos sobre qual o período mais correto de se investir em automação industrial. Assim como, mostramos como se preparar antes de chegar nesse momento.

Por que automatizar a linha de produção da minha indústria?

Automatizar uma indústria significa melhorá-la em vários aspectos. Dessa forma, ainda que, apenas um processo, seja automatizado, para teste ou qualquer tipo de análise, já é possível notar uma enorme diferença entre a função realizada por uma máquina e por um ser humano.

Benefícios de investir em automação

Inicialmente, sabe-se que os benefícios de automatizar uma linha de produção são vários:

  • melhora na quantidade produzida
  • melhora a qualidade de produção
  • melhora no tempo de produção
  • melhora a precisão da máquina
  • melhora a segurança
  • entre outros aspectos

Isso seria motivo suficiente para automatizar a indústria, e largar o comodismo causado pela estabilidade das mãos-de-obra humanas.

A mão-de-obra humana é imprecisa em vários casos. A demora na execução de uma função é comum, o erro e o risco de vida também (dependendo de sua função).

Quando a máquina especial substitui a mão-de-obra, tudo isso diminui drasticamente, caso não seja anulado. Por isso, uma máquina é mais capaz de manusear uma prensa hidráulica, do que um ser humano. Isso quando levamos em conta, os vários fatores emotivos que podem afetar esse manuseio feito pelo homem.

O risco de uma pessoa estar emocionalmente afetada e portanto, por uma fração de segundo se distrair, correndo o risco vital, é muito alto, quando comparado ao risco de uma máquina errar qualquer passo da produção.

Equipada com sensores e componentes, programada para realizar uma função estrita e precisa, a máquina automatizada tem um grande papel na linha de produção.

Produtos que antes levavam horas para serem finalizados têm suas horas de produção reduzidas. É notável a discrepância da qualidade de uma produção feita por uma indústria automatizada e uma indústria “manufatureira”.

Além desses dois pontos destacados, a quantidade da produção aumenta junto com a qualidade.

Aumento de Produção

Não existe algo que seja mais priorizado para uma indústria do que o aumento de produção. Além de uma maior qualidade desse produto. Geralmente, quando o tempo de produção é rápido, a qualidade diminui.

Elas são, na maior parte dos casos, inversamente proporcionais. No entanto, acontece exatamente o contrário nas linhas de produção automatizadas.

Esses são os principais motivos para investir em automação industrial. No entanto, uma pergunta sempre assombra os gestores: qual o momento correto de se investir na automação industrial?

O momento certo de investir em automação industrial

Por mais que, você procure um momento certo ou exato para se investir em automação na sua indústria, já deixo claro para você que isso não é algo exato.

Investir na automação industrial depende de um fator principal e vários fatores secundários, sendo que, o primeiro a relação de qualidade atual x tempo atual da produção. E a segurança dos funcionários. Fatores que serão aprofundados ao longo dessa parte do texto.

automacao-industrial-4.0

Qualidade atual de produção x tempo para produzir

Antes de procurar um momento de excelência para se investir em uma automação industrial, é bom observar o fator de, qualidade e tempo de produção.

Se a sua empresa demora para produzir, e a qualidade não está das melhores, é essencial que você reveja se o problema está nos funcionários, ou no fato de que a produção, não pode ser realizada com excelência em todas as vezes.

Neste caso, a automação será uma mão na roda. Isso visto que, pode fazer essa função com precisão e rapidez, melhorando os dois aspectos.

Com a demora para produzir e uma qualidade boa ou com a rapidez de produção e uma qualidade ruim, é hora, com certeza, de analisar quais variáveis e fatores estão fazendo com que isso aconteça.

A automação aqui também é necessária, já que ela, respectivamente, diminuirá o tempo de produção, ou aumentará a qualidade da produção.

Quando é o caso que a produção é rápida e de qualidade, a automação ainda assim é bem-vinda. Ainda que, a produção seja boa e rápida, ela pode ser excelente e mais rápida, caso a automação seja aplicada nela.

Dessa forma, esse é o caso em que mais deve-se analisar. Visto que, o planejamento para manter o nível de produção precisa ser bem feito.

Segurança na produção

Esse é um fator secundário. No entanto, não menos importante que o principal. Apesar de raramente impactar empresas e, quando acontece, gerar um grande problema. Dessa forma, segurança vital dos funcionários pode definir o momento certo para investir na automação de alguma função.

Algumas funções, portanto, são perigosas por si só e, apesar de pagarem bem em detrimento da segurança, precisam ser substituídas pela automação industrial. Dessa forma, certas máquinas, como prensas, quando são automatizadas ficam mais seguras e melhoram a produção.

Em suma, em todo o caso a automação é bem-vinda, pois sempre há algo para melhorar na linha de produção, seja ela a eficiência ou a segurança dos funcionários.

Dessa forma, o momento certo para investir em automação industrial é, portanto, dependente de vários fatores que devem ser analisados um a um, para que então uma atitude seja tomada.

Se você tem interesse em investir em automação industrial. E, dessa forma, precisa de ajuda de quem entende do assunto, conte conosco. Fale com a nossa equipe e agende uma reunião estratégica. Nossos técnicos estão preparados para ajudar a sua empresa a automatizar a sua linha de produção e garantir mais agilidade, precisão, controle e produtividade. ENTRE EM CONTATO

Por Marco Aurélio – Sócio-diretor da Elco Industria

Share This